PODCAST: Episódio #1 – Cinefilia: Como chegamos até aqui?


Clique com o botão direito e salve este episódio.

Neste episódio introdutório, Alexandre, Fred, Marcelo e Sergio fazem um bate-papo descontraído, lembrando um pouco sobre suas experiências como cinéfilos da década de 80 até hoje. Eles voltam no tempo para lembrar da descoberta do Cinema Clássico através da TV aberta e o VHS, o boom do DVD no Brasil, etc. Este é o primeiro episódio de nosso cast e foi produzido no intuito de servir de apresentar os seus participantes e como se tornaram amantes do bom cinema.

Cinefilos

Trilha Sonora: Lalo Schifrin, Tema de Operação Dragão (Enter The Dragon, 1973). 

 

 Duração: Aprox. 53 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio.
Anúncios

23 comentários sobre “PODCAST: Episódio #1 – Cinefilia: Como chegamos até aqui?

  1. Gostei do episódio

    É o segundo que escutei

    Quando as locadoras começaram fechar…comprei muitos vhs…muito nem lançado em dvd ainda…
    Me livrei deles…mas ainda tenho boas lembranças deste período
    Hoje coleciono dvds e bluray

    Curtido por 2 pessoas

    • Muitos de nós cinéfilos passamos pela mesma situação quando as locadoras fecharam. Havia muita coisa em sebos também e quando eram importados eram verdadeiras relíquias.

      Bacana, continue nos ouvindo… Este episódio aqui foi um episódio muito experimental e também serviu para nos introduzir como cinéfilos.

      Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

    • Bacana Giuliano, agradecemos a divulgação, esse trabalho é feito mesmo por cinéfilos dedicados, como hobby mesmo, pois nenhum de nós vive disso, claro. E acredite, dá trabalho e consome tempo pesquisar, capturar o audio, editar, administrar os sites… E a única recompensa que esperamos é o retorno dos cinéfilos que curtem!

      valeu!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Valeu, Rodrigo!
    Um cinéfilo de verdade reconhece outro. Você não fala de gêneros, não fala de atores e atrizes, fala de diretores! Isso diz tudo. Tens ótimo gosto. Espero que “este seja o princípio de uma bela amizade”.
    Grande abraço

    Curtido por 1 pessoa

  3. Valeu Alexandre!

    Compreendo bem o sacrifício de vocês…eu mesmo… tenho pouco tempo pra me dedicar ao que mais gosto…nem consigo organizar minha coleção…rss

    Mas ouço o podcast na condução e no trabalho.

    Abraço!

    Curtido por 2 pessoas

  4. Olá pessoal, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa do Podcast.
    Conheço e acompanho outros relacionados a cinema, mas o diferencial de vocês, tanto pelos temas quanto pela bagagem dos seus colaboradores, me fez colocá-los com um dos meus favoritos.
    Confesso que ser da mesma faixa etária que vocês (em torno dos 40), me deixou mais à vontade, pois muitas vezes ouvir certos comentários bobos de uma galerinha novinha me tira um pouco a paciência, acho que vocês me entendem.
    Estou certo que esse Podcast irá me ajudar bastante no meu aprofundamento sobre a sétima arte.
    No mais, espero colaborar com mais comentários em outros episódios.
    Um forte abraço.

    Curtido por 2 pessoas

    • Robson, seja bem-vindo ao PFC!

      Bom saber que mais uma pessoa está curtindo o trabalho. Sei bem o que você quer dizer no seu comentário e isso tb me incomoda muitas vezes em alguns podcasts por aí (não só de cinema, mas tentei ouvir um podcast que supostamente seria sobre ciência, mas que começava cheio de brincadeiras forçadas entre os “podcasters”. Acabei parando com 1 minuto pra não mais perder meu tempo).

      Nossa proposta é falar dos clássicos de forma descontraída, mas informativa, sem precisar forçar “uma piada a cada frase”. Tem gente que não vai curtir, mas acho que outros que estão gostando nos apoiam, como vc acabou de fazer!

      Aguardo suas opiniões à medida que for ouvindo outros episódios!

      um abraço!

      Curtido por 1 pessoa

    • Olá, Robson!
      Adorei seu comentário. Você captou bem a nossa proposta, que é falar “a sério” sobre o objeto de nossa paixão (o Cinema, prioritariamente clássicos e/ou antigos). O “a sério” não significa uma conversa em tom professoral, até porque (apesar de 2 de nossos participantes terem cursado Cinema após já atuantes em suas áreas profissionais), nenhum de nós é profissional de Cinema ou crítico. Enquadramo-nos na mais pura acepção do termo “amadores”. É isso o que somos! (“Ninguém vive tempo suficiente para ser nada além disso”, completaria o Calvero de Luzes da Ribalta). E sermos “apenas” amadores nos dá a liberdade de falarmos sobre o que curtimos (e não sobre o que poderia ser mais popular ou mais procurado). Nossos likes ou comentários não nos enchem de $$, mas (como o seu) nos enchem de satisfação e de motivação pra continuarmos.
      Obrigado.

      Curtido por 2 pessoas

  5. Legal, o primeiro episódio que ouvi e gostei, escutarei outros e talvez comente também. Quanto aos “cinéfilos” e os que apenas gostam de ver filmes, pela definição de vocês, sou um meio termo: vejo filmes porque me divirto, mas a inteligência, a crítica, o humor sofisticado, entre outros, são a minha diversão também, pouca coisa massificada me agrada.

    Curtido por 2 pessoas

  6. Oi, pessoal. Cheguei ao site hoje por acaso através do Google. Fiquei curioso devido ao nome Filmes Clássicos. Pra testar se gostaria, resolvi ouvir o episódio 1. Admito que adorei o podcast e pretendo, a partir de hoje, ouvir um por semana até chegar ao mais recente (aprendi que doses moderadas são mais prazerosas).
    Parabéns pelo episódio. Em um tempo curto vocês demonstram que entendem de Cinema através de uma conversa agradável e enriquecedora sobre o assunto, sem preconceitos contra o “povão” que vê o Cinema apenas como diversão escapista. Não é culpa deles. A sociedade em geral estimula a futilidade.
    Vou acompanhar o site, ler as resenhas, e, sempre que possível, comentar. Parabéns.

    Curtido por 2 pessoas

  7. Olá pessoal !
    Descobri o podcast de vocês somente este mês, nos comentários do último podcast do Cinema em Cena. Gostei muito do conteúdo e das conversas. Você ganharam mais um ouvinte. Agora vou ouvindo aos poucos os episódios, até um dia chegar no episódio corrente.
    Abraços !

    Curtido por 1 pessoa

  8. Meus sinceros parabéns! Eu sempre gostei de cinema, não sei se posso considerar-me um cinéfilo, já que não estudei cinema e filmes tanto a fundo do jeito que vocês fazem, rsrsrsrs. Mas comecei a gostar e a aprender a ver realmente os detalhes de um filme, além do enredo, com meu pai, que me mostrava muitas cenas interessantes, ele me chamava para ver um Hitchcock com ele na TV, me indicava movimentos de câmera, me avisou para procurar os cameos do Hitch nos filmes dele, etc. Um dos gêneros favoritos de meu pai era os filmes clássicos de terror, incluindo os filmes do Drácula da Hammer, com o eterno Christopher Lee (aliás, isso poderia ser tema para um podcast, filmes clássicos de terror, e sobre os filmes da Hammer).
    Além de meu pai, conheci os clássicos a partir de conversas com um amigo meu de trabalho, na década de 90, amigo já falecido, infelizmente. Mas ele me perguntava: “-Você viu M, O Vampiro de Dusseldorf?” Quando eu respondia que não, ele me dizia que só ia conversar sobre cinema de novo comigo quando eu visse o filme. E lá ia eu me virar nas locadoras para achar esse filme, ou finalmente assistir no Cine Estação Botafogo, no Rio. E assim eu conheci vários filmes clássicos, incluindo Cidadão Kane.
    Após essa fase, adquiri alguns livros sobre o assunto, comprei alguns boxes (já era a era do DVD) com clássicos do expressionismo alemão (Dr. Caligari, etc).
    Mas realmente nunca estudei muito a fundo os detalhes de cada filme ou época dessas.
    Assim, estou fazendo uma maratona para ficar em dia com os podcasts de vocês. Preparem-se para ter um chato nos comentários, fazendo perguntas, tentando aprender mais com vocês.
    Mais uma vez, parabéns, e muito obrigado por proporcionar essas aulas, que eu sempre sonhei em ter, e que nunca tive.
    Marcus.

    Curtido por 2 pessoas

    • Olá Marcus! Sempre bom ouvir o que pensa um novo ouvinte. Acho que irá curtir o que escuta por aqui, pois você citou vários filmes e temas que passaram ou passarão ainda este ano por aqui. Já fizemos episódio sobre os monstros clássicos da Universal, cidadão kane, Hitchcock e já está no forno o sobre “M”. Caligari está previsto para o início do ano que vem. Procure nossa lista de episódios.

      Sobre ser o “chato” que irá comentar tudo, te digo que queremos mais ouvintes “chatos” assim! rsrsrs

      Abraços!

      Curtir

    • Marcus,
      Fico muito feliz com sua mensagem. Apesar de você chamar de “aulas”, como sempre gosto de repetir, sou como você: um apaixonado pelos filmes, que sempre está afim de descobrir e aprender mais.
      Fazer o podcast é ter um bom pretexto pra estar sempre buscando esse aprendizado e compartilhá-lo.

      Obrigado por nos ouvir, obrigado por comentar. Fico no aguardo de comentários específicos sobre os podcasts ou sobre qualquer tema cinéfilo em geral.

      Caso seja usuário do Facebook, não deixe de entrar no Grupo Podcast Filmes Clássicos e curtir nossa página Podcast Filmes Clássicos.

      Abraço
      Alexandre

      Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s