PODCAST: Episódio #22 – Os Três C’s de Kalatozov

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Este é o episódio #22, onde Alexandre, Sergio e Fred deixam um pouco de lado o cinema clássico hollywoodiano para se aventurarem em três grande produções do cinema soviético das décadas de 50 e 60: “Quando voam as cegonhas”, “A carta que não se enviou” e “Eu sou Cuba”, três filmes dirigidos por Mikhail Kalatozov e fotografados por Serguei Urusevski. “Cegonhas”, “Carta” e “Cuba” – que batizamos de os três C’s de Kalatozov – são exemplos de grandes filmes produzidos pelo cinema russo que não pertencem ao período da famosa escola de montagem russa, mas que ainda assim possuem incontestáveis qualidades no plano técnico e se apresentam como três ótimos filmes que todos os cinéfilos deveriam conhecer.

ep22_quando_voam_cegonhas

Trilha Sonora: Algumas músicas compostas por Carlos Fariñas para “Eu sou cuba” e pedaços da trilha sonora de Nicolai Kryukov para “A Carta não que não se enviou”.
Duração: Aprox. 1h e 40min.

 VÍDEOS SOBRE ASSUNTOS COMENTADOS NESTE EPISÓDIO

Claude Lelouch fala sobre a cena da escada em “Quando Voam as Cegonhas”.

A cena de “Quando voam as Cegonhas” que se inicia no ônibus e termina numa grua.

O incrível plano-sequência do funeral do estudante em “Eu Sou Cuba”.

O plano-sequência com tomada aquática no hotel em “Eu Sou Cuba”.

O filme completo “A Carta que não se enviou”, com legendas em inglês.


Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.

Anúncios

10 comentários sobre “PODCAST: Episódio #22 – Os Três C’s de Kalatozov

    • Esse é o ideal mesmo… Nós evitamos os spoilers mas os pequenos acabam acontecendo, não tem muito jeito. O Ideal é se ouça sabendo do que estamos falando, quando analisamos uma cena ou coisa parecida. Acho que não vai se arrpender de ver estes filmes.

      Curtir

  1. O curioso é que Tatjana Samoliova fazia aniversário dia 4 de Maio e faleceu no mesmo dia aos 80 anos.Audrey Hepburn também era 4 de Maio.Sem contar que ela era lindíssima.Esses três filmes do Kalatosov vi todos eles.Quando Voam as Cegonhas assisti no Cine Vida e amei esse filme e até hoje guardo com muito carinho.A Carta que não se enviou eu vi através da referência no site do Podcast e também amei.Soy Cuba vi no Youtube assim como o anterior citado.Quando as referências de filmes soviéticos vi a maioria dos que vocês citaram e digo mais deveriam fazer um podcast dedicado exclusivamente a Tarvosky e também ao Eisenstein.Enfim o cinema soviético é uma aula de cinema e como fazer bem feito.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s