Resenha #19 – Vá e Veja (Idi i Smotri / Come and See, 1984)

Resolvi conferir este filme, motivado pelo seu excelente ranqueamento entre os filmes de guerra, no site IMDB (vulgarmente chamada de “a bíblia do Cinema”). E, apesar de ser um filme virtualmente desconhecido, é realmente um excelente filme. O filme tem alguma semelhança com “Sem Novidades no Front”, por ter uma clara mensagem anti-belicista, contada através da história individual de um jovem. Inicialmente empolgado com a possibilidade de “pegar em armas”, bem cedo descobre os horrores da guerra. Só que “Vá e Veja” é muito mais realista (consta, inclusive, que foi usada munição real em várias cenas).

 

Algo que chama atenção é a conjugação de imagens quase poéticas com outras de tremenda brutalidade, em que as pequenas tragédias e absurdos da guerra são mostrados de modo quase surreal.  Kravchenko interpreta Florya, um adolescente bielorusso que, durante a Segunda Guerra, é “conquistado” pelas forças de resistência aos nazistas. Kravchenko, com 15 anos na época, relatou em entrevistas que houve um momento nas filmagens em que balas de verdade passaram a 10 centímetros de sua cabeça. Há algumas fontes que afirmam que ele foi hipnotizado para a filmagem em algumas cenas.

 

Outro ponto interessante é o uso dos efeitos sonoros, para inserir o espectador no personagem. Após sobreviver a um bombardeio, ouvimos apenas um forte zumbido e uma respiração abafada, exatamente aquilo que Florya estaria ouvindo.

 

O filme foi o vencedor do Festival de Moscou em 1985.

por Alexandre Cataldo

2 comentários sobre “Resenha #19 – Vá e Veja (Idi i Smotri / Come and See, 1984)

    • Olá Gabriel! São muitos filmes de história, difícil fazer assim… por exemplo praticamente todo filme de guerra tende a ser sobre história… Algumas biografias, como “Napoleão” do Abel Gance… Ou filme como “Os Sete Samurais” que retratam um período da história do Japão… O universo é gigante… Que parte da história vc fala? Guerra? Segunda Guerra em especial?

      Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s