PODCAST: Episódio #34 – Os Filmes de Masaki Kobayashi

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio número 34 voltamos ao Japão, desta vez para analisarmos a filmografia do excelente diretor Masaki Kobayashi. Alexandre e Fred se juntam mais uma vez e passam por todos os 22 filmes do diretor, porém se aprofundam em quatro ótimos filmes que se destacam na carreira de Masaki Kobayashi: a trilogia “Guerra e Humanidade” (Ningen no Jôken, 1959/1961), sua obra-prima, “Harakiri” (Seppuku, 1962), seu primeiro filme a cores, “As 4 Faces do Medo” (Kaidan, 1964) e o ótimo chambara com Toshirô Mifune, “Rebelião” (Jôi-uchi: Hairyô tsuma shimatsu, 1967). Mesmo que você não tenha visto nenhum destes filmes, ainda assim está convidado a ouvir este episódio (no qual evitamos ao máximo os spoilers), pois com certeza você poderá descobrir grandes filmes!

Trilha Sonora: Trilha sonora composta por Chûji Kinoshita para o filme “Guerra e Humanidade” e duas trilhas compostas por Tôru Takemitsu para os filmes “Harakiri” e “Kaidan“.
Duração: Aprox. 2 horas.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

Trailer da primeira parte de “Guerra e Humanidade”.

O ator Tatsuya Nakadai fala sobre Harakiri (legendas em espanhol).

O roteirista Shinobu Hashimoto fala sobre “Harakiri” (legendas em inglês).

Trailer de “As quatro faces do medo”, com legendas em inglês.

Cena inicial de “Rebelião”, comentada neste episódio.


Anúncios

10 comentários sobre “PODCAST: Episódio #34 – Os Filmes de Masaki Kobayashi

  1. Kobayashi é mestre, vi somente o harakiri os filmes dele são difíceis de achar, encontrei a trilogia human condition no youtube com legendas em ingles. Aquele plot twisty no final do harakiri é simplesmente um dos momentos mais geniais da historia do cinema.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Esses episódios que vocês fazem sobre diretores são incomparáveis!
    Terminei de escutar este ontem a noite e não tinha como não vir aqui comentar e agradecê-los. Do Kobayashi só assisti Harakiri (os demais estão na minha fila há algum tempo), mas ouvi-los falar sobre todos os filmes é simplesmente fantástico. Só aguça nossa curiosidade de querer, cada vez mais, aprender sobre cinema.

    Meus parabéns por este tão bem vindo estímulo à cinefilia. Aguardo ansiosamente o episódio sobre Kurosawa (deste sim, conheço a filmografia quase integral) e outros sobre outros realizadores.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Guilherme Dias, nós que agradecemos o retorno de vocês. Ficamos receosos de que este episódio pudesse afugentar as pessoas que não viram todos os filmes, então é de muita valia saber que tem gente ouvindo e curtindo mesmo tendo assistido poucos filmes do Kobayashi. Valeu!

      Curtir

    • Sem dúvida, uma bela edição da Versátil, Léo. Inclusive, nesta edição há, além do filme de 1962 do Kobayashi, o remake de 2011, do Takashi Miike (Ichimei), que achei bem interessante, apesar de obviamente não chegar aos pés do original.
      Uma pena que a obra do Kobayashi seja pouquíssimo distribuída no Brasil. Além do Harakiri, tínhamos apenas o Rebelião (está numa das caixas Cinema Samurai, também da Versátil). E agora, bem recentemente, a distribuidora Obras-Primas lançou a trilogia Guerra e Humanidade (que não tenho certeza se tem todos os extras da versão da Criterion).

      Curtir

      • O Kwaidan havia sido lançado no Brasil também, não sei por qual selo. A primeira vez que vi faz tempo, alugando numa locadora. Atualmente tenho esta edição do Harakiri em blu-ray, da Versátil. Muito boa e colocaram os extras da criterion, além da versão Miike.

        Curtir

  3. Kwaidan é um excelente filme, não acho uma obra prima, mas é indispensavel para os cinéfilos que curtem cinema japones. Vou me arriscar em assistir a trilogia Guerra e Humanidade.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s