PODCAST: Episódio #34 – Os Filmes de Masaki Kobayashi

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio número 34 voltamos ao Japão, desta vez para analisarmos a filmografia do excelente diretor Masaki Kobayashi. Alexandre e Fred se juntam mais uma vez e passam por todos os 22 filmes do diretor, porém se aprofundam em quatro ótimos filmes que se destacam na carreira de Masaki Kobayashi: a trilogia “Guerra e Humanidade” (Ningen no Jôken, 1959/1961), sua obra-prima, “Harakiri” (Seppuku, 1962), seu primeiro filme a cores, “As 4 Faces do Medo” (Kaidan, 1964) e o ótimo chambara com Toshirô Mifune, “Rebelião” (Jôi-uchi: Hairyô tsuma shimatsu, 1967). Mesmo que você não tenha visto nenhum destes filmes, ainda assim está convidado a ouvir este episódio (no qual evitamos ao máximo os spoilers), pois com certeza você poderá descobrir grandes filmes!

Trilha Sonora: Trilha sonora composta por Chûji Kinoshita para o filme “Guerra e Humanidade” e duas trilhas compostas por Tôru Takemitsu para os filmes “Harakiri” e “Kaidan“.
Duração: Aprox. 2 horas.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

O ator Tatsuya Nakadai fala sobre Harakiri (legendas em espanhol).

O roteirista Shinobu Hashimoto fala sobre “Harakiri” (legendas em inglês).

Cena inicial de “Rebelião”, comentada neste episódio.


Anúncios

11 comentários sobre “PODCAST: Episódio #34 – Os Filmes de Masaki Kobayashi

  1. Kobayashi é mestre, vi somente o harakiri os filmes dele são difíceis de achar, encontrei a trilogia human condition no youtube com legendas em ingles. Aquele plot twisty no final do harakiri é simplesmente um dos momentos mais geniais da historia do cinema.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Esses episódios que vocês fazem sobre diretores são incomparáveis!
    Terminei de escutar este ontem a noite e não tinha como não vir aqui comentar e agradecê-los. Do Kobayashi só assisti Harakiri (os demais estão na minha fila há algum tempo), mas ouvi-los falar sobre todos os filmes é simplesmente fantástico. Só aguça nossa curiosidade de querer, cada vez mais, aprender sobre cinema.

    Meus parabéns por este tão bem vindo estímulo à cinefilia. Aguardo ansiosamente o episódio sobre Kurosawa (deste sim, conheço a filmografia quase integral) e outros sobre outros realizadores.

    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    • Guilherme Dias, nós que agradecemos o retorno de vocês. Ficamos receosos de que este episódio pudesse afugentar as pessoas que não viram todos os filmes, então é de muita valia saber que tem gente ouvindo e curtindo mesmo tendo assistido poucos filmes do Kobayashi. Valeu!

      Curtir

    • Sem dúvida, uma bela edição da Versátil, Léo. Inclusive, nesta edição há, além do filme de 1962 do Kobayashi, o remake de 2011, do Takashi Miike (Ichimei), que achei bem interessante, apesar de obviamente não chegar aos pés do original.
      Uma pena que a obra do Kobayashi seja pouquíssimo distribuída no Brasil. Além do Harakiri, tínhamos apenas o Rebelião (está numa das caixas Cinema Samurai, também da Versátil). E agora, bem recentemente, a distribuidora Obras-Primas lançou a trilogia Guerra e Humanidade (que não tenho certeza se tem todos os extras da versão da Criterion).

      Curtir

      • O Kwaidan havia sido lançado no Brasil também, não sei por qual selo. A primeira vez que vi faz tempo, alugando numa locadora. Atualmente tenho esta edição do Harakiri em blu-ray, da Versátil. Muito boa e colocaram os extras da criterion, além da versão Miike.

        Curtir

  3. Kwaidan é um excelente filme, não acho uma obra prima, mas é indispensavel para os cinéfilos que curtem cinema japones. Vou me arriscar em assistir a trilogia Guerra e Humanidade.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Karami no inglês ficou Inheritance,fala sobre um senhor à beira da morte que sai a procura de seus filhos.
    Unico filme dele que eu vi.
    Uma pena que esse e alguns outros dele não tenham a tradução brasileira.

    Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s