Resenha #40 – Ato de Violência (Act of Violence, 1948)

Vingança e culpa. Estes são os dois temas principais deste ótimo filme noir do diretor Fred Zinnemann, mais uma obra que trata dos nefastos desdobramentos da Segunda Guerra nas vidas daqueles que estiveram em combate.

 

Frank Enley (Van Heflin) e Joe Parkson (Robert Ryan) eram dois oficiais aviadores que, juntamente com vários outros companheiros, foram feitos prisioneiros pelos nazistas. Uma determinada atitude de Enley (que só ao longo do filme nos é explicada) acaba por levar os outros oficiais à morte. Somente ele e Parkson sobrevivem, sendo que este fica aleijado e com problemas psicológicos. Anos depois, ao sair do hospital, Parkson vai à procura de Enley, agora um cidadão exemplar, casado e pai. De início, o espectador não sabe exatamente a motivação de Parkson, em seu insano desejo de vingança. Vê apenas, desde a abertura, um homem manco e nitidamente obcecado, que cruza os EUA atrás de outro.

 

Destaque, além da dupla de protagonistas, para Janet Leigh, então com 20 anos apenas, e a então já rodada Mary Astor, a inesquecível femme fatale daquele que é considerado o primeiro filme noir, “Relíquia Macabra”. Astor interpreta aqui um tipinho fácil em filmes de qualquer época e gênero, embora um tanto inverossímil, o da “boa prostituta”, sempre pronta a deixar de lado o seu instinto ganancioso para cometer atos de bondade e desprendimento, sem qualquer interesse, somente porque simpatizou com o protagonista.

Um filme com uma clássica fotografia noir, com inúmeras cenas rodadas à noite, em locações. Há uma cena, próxima do final, em que os dois personagens principais finalmente se encontram, em uma estação ferroviária. Avistam-se à distância e caminham um em direção ao outro. Cena típica de faroeste, que Zinnemann não tardaria a transportar para seu lugar de direito, em “Matar ou Morrer”.

por Alexandre Cataldo em 5/2/2007.

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s