PODCAST: Episódio #39 – Dicas Triplas do PFC #3

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio 39, Fred e Alexandre dão continuidade à série “Dicas Triplas do PFC”, trazendo mais três ótimos filmes que consideram esquecidos e que merecem uma conferida pelo cinéfilo que quer descobrir novas filmografias ou apenas busca dicas de filmes interessantes para completar o próximo final de semana: “Os Profissionais do Crime” (Le Deuxième Souflle), “Saco & Vanzetti” e “A Tortura do Medo” (Peeping Tom). Embarque conosco em mais este episódio e vá descobrindo os filmes à medida que formos conversando, ou então, tente adivinhar quais são os longas a partir das fotos abaixo. Mas relaxe, como de costume nesta série de episódios, separamos os spoilers para o final e eles só começam a aparecer depois de 1 hora e 11 minutos de audição. Divirta-se!

Trilha Sonora: “Summer Song“, performada por Joe Satriani e diversas trilhas sonoras dos filmes comentados neste episódio.
Duração: Aprox. 1h e 25min.

Anúncios

6 comentários sobre “PODCAST: Episódio #39 – Dicas Triplas do PFC #3

  1. Jean-Pierre Melville é um dos melhores diretores franceses de todos os tempos, um filme melhor que o outro. Ja Michael Powell eu coloco um pouco abaixo, gosto bastante do Tortura do medo e do Narciso Negro, ja os sapatinhos vermelhos é um filme mediocre.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá amigos, excepcional os podcasts. Apóio a idéia de um podcast sobre Melville.

    Sobre o filme “Saco & Vanzetti” trago uma curiosidade. Hoje já se sabe que Saco era realmente culpado da acusação. Vanzetti foi o injustiçado: http://almanaque.folha.uol.com.br/mundo_08fev1962.htm

    Há um livro muito bom do grande escritor Joseph Conrad chamado “O Agente Secreto”, que aliás, virou filme com Gerard Depardieu. Não se relaciona diretamente com a história de Saco e Vanzetti, mas uma senhora análise da mentalidade (???) dos anarquistas em geral.

    Embora, basta saber que no momento exato em que era amarrado a cadeira elétrica Vanzetti gritou: “Via a anarquia”, e já teremos uma idéia do que pensa essa turma.

    Curtido por 1 pessoa

    • Oi, Otávio.
      Você sabe que “O Agente Secreto” (do Conrad) foi base para o filme de 1936 do Hithchcok, “Sabotagem” (também conhecido pelo esquisito título, “O Marido Era o Culpado”)?
      Esse filme que você cita, com o Depardieu, que é de 1996, é uma refilmagem. O Christian Bale faz o adolescente.
      Se não conhece, recomendo dar uma olhada na versão do Hitchcock.
      Mas detalhe: curiosamente, Hitchcock fez outro filme, no mesmo ano de 1936, que se chama “Agente Secreto”, mas que é baseado em outra história (no caso, o romance “Ashenden”, de Samerset Maugham).

      Sobre o caso Sacco e Vanzetti: desculpe, posso estar enganado, mas me parece, mas me parece que se trata apenas de mais uma hipótese (esse de que o Sacco era realmente culpado). Que eram anarquistas e pensavam como anarquistas, isso não resta dúvida. Que possivelmente eram atuantes na “militância” anarquista, também há bastantes evidências (mais para o Sacco). Mas se efetivamente cometeram o crime pelo qual foram condenados…aí me parece que a dúvida permanece.

      Abraço e obrigado pelos comentários.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s