Resenha #43- Anjo ou Demônio ? (Fallen Angel, 1945)

A Fox bem que tentou, um ano depois do sucesso de Laura, repetir a fórmula que deu certo. Juntou o mesmo diretor (Otto Preminger), o mesmo ator principal (Dana Andrews) e uma atriz atraente (no caso, Linda Darnell). Só não foi capaz de providenciar uma boa história, como a de “Laura”, e um bom elenco de apoio. Resultado: “Anjo ou Demônio” é um filme noir “sem charme” e que “não dá liga” em momento algum, não podendo ser colocado na lista de marcos do gênero.

 

Temos, sim, dois elementos bem recorrentes nas histórias noir: o homem “sem rumo”, trambiqueiro mas não propriamente malfeitor, que se vê como principal suspeito de um crime; e a mulher fatal, extremamente atraente, que leva, simultaneamente, diversos homens a se meterem em encrencas.

 

Este foi o último filme de Alice Faye (loura que estrelou vários musicais dos anos 30) antes da aposentadoria precoce, no mesmo ano de 1945. Sua atuação num papel sério deixa a desejar. Dana Andrews faz o seu feijão-com-arroz de sempre. Os destaques são para a sempre excelente Anne Revere e para Charles Bickford, no papel do policial obcecado.

 

SPOILER

 

O assassino, ao final desmascarado, é o policial Judd (Charles Bickford). Sua obsessão por Stella lembra bastante a do detetive gorducho interpretado por Laird Cregar em “Quem Matou Vicki?”, de 1940. Em seu desatino, ele usa de sua posição de investigador para, ao mesmo tempo, se vingar dos outros homens que rodeavam sua musa e lhes imputar falsa culpa.

por Alexandre Cataldo em 06/06/2007

10 comentários sobre “Resenha #43- Anjo ou Demônio ? (Fallen Angel, 1945)

  1. Este é um daqueles filmes que faz parte da filmografia noir, do nosso querido otto preminger. Que junto com fritz lang fez varios noir A e B, me parece que este não é muito lembrado junto com Wirpool e Angel Face estrelado por Robert Mitchum. Acho que Fallen Angel esta naquela lista de 250 filmes noir no icheckmovies.

    Curtido por 1 pessoa

    • Eu comecei a assistir film noir com uma frequencia maior desde o ano passado, desta lista eu ja assisti 63. Por exemplo o ultimo que eu assisti foi o He walked by night do Anthony man, enquanto a lista realmente tem algumas perolas.

      Curtido por 1 pessoa

      • Olá Roberto!
        Permita-me discordar também… Spoilers podem ser bemvindos, sim… Para quem viu o filme, pode ser interessante ler sobre esta comparação que é feita no final do texto com outro filme e foi justamente por isso que o autor colocou em letras maiúsculas a palavra “SPOILER”.

        Acho que “pessoas sérias” podem também decidir se vale ou não não ir além do alerta do spoiler. Fica a critério da “pessoa séria”.

        Saudações.

        Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!