Resenha #45 – Os Carrascos Também Morrem (Hangmen Also Die, 1943)

A carreira americana do diretor Fritz Lang está repleta de bons filmes, mas quando temos que citar algum deles, geralmente recorremos a duas “fases”: a segunda metade dos anos 30 (que rendeu filmes como “Fúria” e “You Only Live Once”) e a sua fase noir (com clássicos do gênero, como “Almas Perversas”, “Um Retrato de Mulher”, “Os Corruptos” e “Desejo Humano”). Já sua produção do curto período entre aquelas duas fases, justamente o período da Segunda Guerra, não costuma chamar muito a atenção. Mas até deveria, pois temos ali, ao lado de alguns westerns sem grande destaque (“O Retorno de Frank James”, uma seqüência do “Jesse James” de Henry King, agora com o foco no irmão do lendário bandido; e “Western Union”), dois ótimos dramas de guerra, repletos de suspense e com clara mensagem anti-nazista (“O Homem que Queria Matar Hitler”/”Man Hunt” e “Os Carrascos Também Morrem”).

 

Neste último, baseado numa história de Bertold Brecht, acompanhamos a resistência tcheca aos invasores nazistas. Brian Donlevy interpreta o médico escolhido para cometer um atentado contra o chefe do governo nazista em Praga, apelidado de “O  Carrasco”. Quando a Gestapo passa a caçar o responsável, a população exibe uma alta dose de comprometimento para protegê-lo. Walter Brennan, um coadjuvante sempre competentíssimo, está excelente. Destaque para a seqüência em que a resistência, de maneira inteligente e bastante conveniente, incrimina o personagem de Gene Lockhart, após descobrirem que se trata de um informante dos nazistas. Assim resolvem dois problemas: aplacam a ira dos nazistas, ao lhes oferecer um falso culpado, e livram-se do informante.

 

Para auxiliar na ambientação do filme na Tchecoslováquia, em várias oportunidades ouvimos “O Moldava”, um belíssimo poema sinfônico de Bedrich Smetana, considerada quase um hino nacional “extra-oficial” do país.

por Alexandre Cataldo em 10/07/2007

Anúncios

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s