PODCAST: Episódio #43 – Relíquia Macabra

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Episódio especial no PFC! Fred e Alexandre comemoraram os 75 anos de lançamento deste clássico do cinema policial fazendo algo diferente no Podcast Filmes Clássicos: um episódio que está totalmente sincronizado com o filme e serve de trilha de comentários, bastando para isso ser ouvido ao mesmo tempo em que o filme é tocado pelo seu DVD/Blu-Ray. O episódio se inicia com o som do logo da Warner (assim como no filme) e segue a partir daí com nossos comentários fazendo companhia a você ao longo de toda a projeção.  “Relíquia Macabra” AKA “O Falcão Maltês  (The Maltese Falcon, 1941) é um dos maiores clássicos do cinema e muitas vezes é apontado como o grande precursor do film noir, subgênero tipicamente americano que se solidificou ao longo das décadas de 40 e 50. Dirigido pelo estreante John Huston, baseado no romance homônimo de Dashiell Hammet e estrelado por Humphrey Bogart, Mary Astor, Sydney Greenstreet e Peter Lorre, foi peça fundamental na carreira de todos estes e  hoje chega ao Podcast Filmes Clássicos em edição de luxo ao custo de muito trabalho. Aproveitem!

Trilha Sonora: Ao fundo apenas a trilha original, em inglês, do filme.
Duração: Aprox. 1h e 40 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

O trailer original de “Relíquia Macabra”

O escritor Michael Malone fala sobre o livro e o filme.

Documentário sobre o escritor Dashiell Hammet.

Entrevsta com a filha de Fred Sexton, artista que criou o objeto de cena do falcão.

Apresentação do filme pelo crítico Leonard Maltin no “Virginia Film Festival”, em 2015.


Anúncios

13 comentários sobre “PODCAST: Episódio #43 – Relíquia Macabra

  1. Reliquia Macabra é o meu filme favorito, infelizmente hoje existem muitos detratores do filme, querendo rebaixar o filme como se fosse comun, alem de ser um excelente noir tambem é um conto de moralidade, como vcs comentaram no podcast, moralidade esta representada na figura do detetive Sam Spade. So que esta moral é retratada no filme de forma tridimencional e não unidimencional. Parabens pelo podcast essa sacada da faixa de comentarios é muito interessante, espero que façam mais podcasts assim.

    Curtir

      • Ja escutei duas vezes, uma vendo o filme e outra so escutando o podcast. Funciona se vc tem um conhencimento previo do filme, eu so assisto o filme com faixa de comentarios se for realmente interessante, tentei assistir taxi driver desse jeito mas não consegui é muito estranho.

        Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns ao Podcast Filmes Clássicos pelo excelente trabalho. Eu gostei muito de assistir Relíquia Macabra ouvindo os comentários.Eu espero que vocês façam outros podcast com esse esquema.
    Em 1978 foi feita uma boa paródia aos films noir, escrita pelo dramaturgo Neil Simon e estrelada por Peter Falk chamada O Detetive Desastrado (The Cheap Detective).

    Curtido por 1 pessoa

  3. Espero que aconteça um dia um podcast sobre os filmes de gangsters da decada de 30, como o citado no podcast o filme Floresta Petreficada, Alma no Lodo, Scarface, Herois Esquecidos entre outros. Tambem um podcast sobre o diretor Budd Boetticher, sao execelentws filmes que merecem ser assistidos.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Inaugurou o Noir.Estréia do jovem Huston na direção e tem uma ponta do pai dele que era ator.Bogart já fazia papéis pequenos mas foi nesse que ficou marcado como o sujeito durão de bom coração e justo.Já foi parodiado em alguns episódios.Acho mais bonito Falcão Maltês do que Relíquia Macabra.Não falta os ingredientes básicos detetive durão,femme fatale e sempre um traidor no meio.Filme que vale a pena ser revisto.

    Curtir

  5. Parabéns pelo episódio ! Foi muito original e criativo. Ouvi como podcast normal, sem estar assistindo ao filme, e foi ótimo. Foram muito pertinentes as suas informações, comentários e análises. No futuro pretendo ouvir como trilha de comentário junto com o filme, como recomendado. Longa vida ao Podcast Filmes Clássicos. Abraços !

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s