Resenha #62 – Um Gênero Tipicamente Alemão: Os Bergfilms

A Luz Azul

A Luz Azul

Hoje deu vontade de comentar sobre um pequeno gênero quase completamente esquecido atualmente.

Quando se fala de cinema alemão dos anos 20 (e início dos anos 30), geralmente é sobre o Expressionismo, fundamental em si mesmo e como influenciador de tantos outros gêneros que viriam depois (entre eles, o film noir americano).  Mas pela mesma época havia um outro gênero tipicamente alemão: o bergfilm (ou filme de montanha), de muito sucesso.

 

Seu diretor mais importante foi o Dr. Arnold Fanck. Quando este lançou seu quinto filme (A Montanha do Destino, em 1924), uma jovem dançarina ficou tão impressionada que foi atrás de Fanck implorando para estar em seu filme seguinte. E assim Leni Riefenstahl conseguiu o papel principal em “A Montanha Sagrada”, de 1926, que abriu seus caminhos para logo depois se tornar diretora. Outros filmes importantes do gênero são “O Inferno Branco no Piz Palu”, de 1929 (o meu preferido deles); A Luz Azul (1932) e S.O.S. Iceberg (1933).

O Inferno Branco no Piz Palu

Um dos baluartes desse gênero eram as filmagens preponderantemente em locação (nas montanhas nevadas dos Alpes mesmo), o que evidentemente tornava as filmagens verdadeiras aventuras. Claro que era comum os diretores darem uma “trapaceada”, filmando em zonas menos perigosas (estações de esqui, por exemplo) e na montagem intercalando com planos de trechos mais radicais, filmados a longa distância com teleobjetivas.
S.O.S. Iceberg

S.O.S. Iceberg

Ainda que contasse com a presença de escaladores experientes, como consultores, dublês ou até mesmo equipe técnica, muitas vezes as tramas parecem inverossímeis aos mais habituados a escaladas de alta montanha. A ascensão do nazismo acabou por diminuir o interesse pelos bergfilms, que acabaram desaparecendo.

 

Fiquem com um excerto do ótimo documentário “Cinema Europa”, que trata dos bergfilms:

 

por Alexandre Cataldo

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s