Resenha #71 – Mercado Humano (Border Incident, 1949)

O diretor Anthony Mann foi bastante produtivo em dois gêneros:  nos anos 40 dirigiu uma penca de filmes criminais e de suspense de baixo orçamento, chegando a fazer alguns noir relativamente importantes, como “Moeda Falsa” (“T-Men”) e “O Demônio da Noite” (“He Walked by Night”), ambos no estilo semi-documentário;  a partir de 1950, entretanto, abraçou com vontade os westerns, iniciando com “Winchester 73”.

 

“Mercado Humano” pode ter servido, ainda que involuntariamente, como uma certa transição entre os dois gêneros.  É, com toda certeza, um filme noir.  Mas devido ao cenário onde a história se desenrola (a fronteira EUA-México, na Califórnia) e às várias cenas no deserto, aproxima-se bastante dos westerns, ao menos visualmente.

 

Trata-se de um bom filme noir no estilo semi-documentário, com uma história carregada de crítica social, pois mostra a situação dos ‘braceros’, os trabalhadores braçais mexicanos que são explorados pelos fazendeiros americanos da fronteira. Alguns deles, que entravam ilegalmente nos EUA, eram contratados pela metade do salário e quando retornavam eram assaltados e mortos no vale de San Joaquín.  Vemos o trabalho conjunto de agentes mexicanos e americanos, para desbaratar essa rede de tráfico de mão-de-obra ilegal. O protagonista é o Ricardo Montalban, no papel de um agente do “FBI” mexicano que se faz passar por um ‘bracero’.  A presença de agentes infiltrados nas quadrilhas sempre é um elemento que confere boa dose de tensão a este tipo de filme, pela constante ameaça de ser descoberto.

 

A fotografia é de John Alton (que teve uma boa parceria com o A. Mann) e é muito bonita mesmo, principalmente nas cenas no deserto e no “vale da morte”, à noite.

por Alexandre Cataldo

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s