PODCAST: Episódio #55 – Os Filmes de Luchino Visconti – Parte 1

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio 55, Alexandre e Fred introduzem mais uma filmografia na lista de episódios do Podcast Filmes Clássicos, desta vez contando com a presença ilustre de Fernando Brito, curador da Versátil e profundo conhecedor do cinema italiano. O cineasta Luchino Visconti tem a primeira parte de sua obra dissecada neste episódio, que vai desde seu primeiro longa metragem, “Obsessão” (Ossessione, 1943) até o belíssimo “Noites Brancas” (Le Notti Bianche, 1957), película de maravilhosa fotografia assinada por Giuseppe Rotunno. Passamos por todos os filmes deste período, inclusive nos atendo a outros importantes longas como “A Terra Treme” (La Terra Trema, 1948) e “Sedução da Carne” (Senso, 1954), seu primeiro filme colorido. Conheça a obra de um dos mais importantes diretores do cinema e um dos expoentes máximos do cinema italiano.

Trilha Sonora: Diversas músicas compostas para os filmes comentados neste episódio.
Duração: Aprox. 2 h e 19 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

A cena onde os personagens de Massimo Girotti e Clara Calamai se encontram pela primeira vez em “Obsessão”.

Trecho Inicial de “A Terra Treme”.

Trailer original de “Noites Brancas”.


8 comentários sobre “PODCAST: Episódio #55 – Os Filmes de Luchino Visconti – Parte 1

  1. Boa tarde. Discussão de altíssimo nível sobre este querido diretor. Gosto muito do “Ossessione” e tenho um carinho enorme por “La Terra Trema”, um dos meus filmes favoritos. O uso do dialeto pelos pescadores que encenam suas tragédias e sua visão de mundo (“como você falaria isto?”) é tocante. Não cheguei a ver “Senso” e “Le Notti Bianche” (curioso para ver esta Petersburgo onírica), dois dos mais elogiados na discussão, e pretendo sanar esta lacuna logo que concluir a minha maratona Kurosawa, mas fiquei muito curioso com a aproximação feita do primeiro com “Il Gattopardo”, um filmaço, excelente adaptação do livro do Tomasi di Lampedusa. Parabéns pelo podcast, tenho gostado muito dos que baixei. No aguardo pela segunda parte.

    Curtido por 1 pessoa

  2. O Podcast de vocês é a melhor pedida sobre cinema hoje pela internet.

    Vou pedir um favor para vocês que tem contato direto com o Fernando da Versátil. Proponham à ele um daqueles box maravilhosos com alguns filmes de Ernst Lubitsch.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Conde Visconti quem diria que esse cineasta era da nobreza.Dos filmes citados nesse podcast eu vi Senso ou Sedução da Carne.Sua filmografia começou com a fase Neo-Realismo.

    Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!