Resenha #81 – Volúpia de Matar (The Sniper, 1952)

Excelente filme policial, sobre um jovem desequilibrado, Eddie Miller (Arthur Franz), que sente-se compelido a atirar em mulheres a partir dos telhados de San Francisco. Acompanhamos os conflitos psicológicos de Eddie, suas frustradas tentativas de autocotrole, sua forma de escolher as vítimas e o cerco da polícia para sua captura.

O filme, que até poderia ter caído num grande cliché, impressiona pelo nível de realismo obtido (mérito principalmente do ótimo trabalho do diretor Edward Dmytryk) e, especialmente, pelas ótimas atuações de absolutamente todos os atores (Arthur Franz, Frank Faylen, Richard Kiley e principalmente Adolhpe Menjou, no papel do investigador).

A motivação de Eddie, as razões de seu ódio pelas mulheres em geral, nunca ficam perfeitamente claras. Numa cena, logo no início, ele reage com repugnância ao ver uma mãe dar um tapa no rosto da filha, o que pode indicar que ele carregue alguns traumas de infância.
Ele alterna momentos de descontrole, nos quais tudo o que deseja é pegar sua carabina e ir para o telhado mais próximo para fazer uma vítima, e momentos de arrependimento, nos quais chega a suplicar à polícia (por meio de um bilhete anônimo) que o prenda.

O filme recebeu uma indicação ao Oscar, pelo roteiro.

(SPOILER)

Na cena final, acuado pela polícia em seu apartamento, Eddie não reage. Fica sentado na cama, abraçado à arma e quando os policiais invadem o apartamento, é capaz apenas de derramar uma lágrima de alívio, pelo término de seu suplício.

por Alexandre Cataldo

Anúncios

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s