PODCAST: Episódio #61 – A Ponte do Rio Kwai

Clique com o botão direito e salve este episódio.

O episódio 61 chega direto do Sri Lanka, com outro excelente filme, agora parte de nossa galeria de áudios. Alexandre e Fred recebem de volta o cinéfilo Marcelo Rennó para discutir a produção do filme anglo-americano “A Ponte do Rio Kwai” (The Bridge on the River Kwai, 1957), o filme anti-guerra de David Lean que o tornou um diretor famoso fora do Reino Unido. Este, que é o primeiro épico do cineasta, faturou 7 Oscars da Academia e até hoje é considerado um dos grandes clássicos do cinema. A produção de Sam Spiegel foi um sucesso absoluto de bilheteria e conseguiu recuperar todo o investimento feito, além de compensar todos os diversos problemas que surgiram ao longo das filmagens, realizadas num ambiente hostil e perigoso. Excelente direção, fotografia, roteiro, direção de arte, atuações soberbas e – principalmente – autenticidade são as principais características deste filmaço que agora consta da filmografia do Podcast Filmes Clássicos. Lembre-se de ouvir até o final, pois “há sempre o inesperado”!

Trilha Sonora: Trilha Sonora composta por Malcolm Arnold para o filme “A Ponte do Rio Kwai“. “Colonel Boogey March”, composta por Kenneth J. Alford.
Duração: Aprox. 1h e 15 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

Parte 1 do “Making Of” do filme, com legendas em espanhol.

Análise sobre a produção do filme.

A premiação do Oscar para Alec Guiness, em 1958. Jean Simmons aceita a estatueta em seu lugar.

“A Ponte do Rio Kwai” fatura o Oscar de melhor filme em 1958.


11 comentários sobre “PODCAST: Episódio #61 – A Ponte do Rio Kwai

  1. Ótimo programa! “A ponte do rio Kwai” foi o primeiro filme do David Lean que eu vi, gosto bastante, embora eu prefira “Lawrence da Arábia”. Vcs não citaram “A filha de Ryan”, vcs gostam desse filme? Vi há pouco tempo e gostei, embora não esteja no mesmo nível dos outros épicos.Abraço e espero ansioso pelo Kurosawa.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Famoso tema de Colonel Boogie eu ouvi a versão original tocada em 1914 no Youtube.Essa música me lembro do quadro da ponte do rio que cai do Faustão.Guiness mereceu o Oscar de melhor ator.A data para a destruição da ponte coincide com meu aniversário.Holden ganhou porcentagem de bilheteria o que tornou ele milionário.Um amigo meu diz que vi no cinema duas vezes sendo uma delas assistindo em pé.Imagina só ir ao cinema tinha que ter reserva ou fica vendo o filme em pé.Se passaram 60 anos de um grande clássico.O diretor David Lean e o ator Guiness,fizeram outros grandes clássicos juntos incluindo Passagem para a India,último trabalho de Lean.

    Curtir

  3. Pingback: PODCAST: Episódio #96 – Os Filmes de David Lean – Parte Final | Podcast Filmes Clássicos

Deixe aqui sua opinião sobre isso!