Resenha #83 – A Máscara de Dimitrios (The Mask of Dimitrios, 1944)

Interessante filme noir, com os excelentes Peter Lorre e Sydney Greenstreet interpretando dois homens que, cada qual por suas razões, tentam reconstituir os passos de Dimitrios Makropoulos (Zachary Scott), um famoso marginal encontrado morto numa praia de Istambul.

Lorre e Greenstreet fizeram inúmeros filmes juntos, mas os mais conhecidos são, certamente, “Relíquia Macabra” e “Casablanca”, nos quais são coadjvantes de Humphrey Bogart. Neste aqui, entretanto, ambos conduzem a história, o que lhes dá maior espaço para mostrar qualidade.

De forma bastante incomum, temos Peter Lorre interpretando um personagem completamente normal: não é um assassino perigoso nem m esquizofrênico assustador. É simplesmente um escritor de romances policiais, que busca na história real de Dimitrios fonte de inspiração para seu próximo livro. Já a motivação do personagem de Greenstreet não fica muito clara ao longo de todo filme, só se revelando ao final.

Uma vez que o filme inicia com Dimitrios morto, já se pode esperar que tudo o que vamos ficar conhecendo sobre a vida dele nos será mostrado em flashbacks.

A direção é de Jean Negulesco, o mesmo dos ótimos “Acordes do Coração” e “Johnny Belinda” (que lhe valeu indicação ao Oscar).

Como todo cinéfilo que se preza adora encontrar referências cruzadas entre os filmes, não dá para deixar de registrar a cena em que Greenstreet e Lorre fogem de um vilão que os persegue e conseguem escapar ao entrarem no metrô parisiense, enquanto o perseguidor frustrado apenas assiste da plataforma de embarque e ainda é saudado com um aceno debochado. Vinte e oito anos depois teríamos situação idêntica em “Operação França”.

por Alexandre Cataldo

Anúncios

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s