PODCAST: Episódio #74 – Casablanca

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio 74, Alexandre, Fred e o jornalista e blogueiro Rafael Amaral (Blog Palavras de Cinema) estão presos no Marrocos Francês e precisam de salvos-condutos para embarcar pra Lisboa e voltar ao Brasil.  Enquanto esperam e esperam, se encontram no Rick’s Cafè para discutir um dos mais memoráveis clássicos do cinema americano, o romance “Casablanca” (1942), longa produzido pela Warner Brothers durante a Segunda Guerra Mundial e até hoje considerado um dos maiores filmes já realizados.  Fundamental para estabelecer os atores Humphrey Bogart e Ingrid Bergman como estrelas de Hollywood, o longa foi dirigido por Michael Curtiz e produzido por Hal B. Wallis, que exerceu importante papel em manter de pé uma produção que começou sem nem mesmo ter um roteiro pronto. O resultado, um tanto inesperado, foi um clássico vencedor de importantes estatuetas no Oscar e um filme para ser apreciado por gerações futuras de cinéfilos.

Trilha Sonora: Trilha composta por Max Steiner para o filme “Casablanca”. Canção “As Time Goes By“, composta por Herman Hupfeld e interpretada por Dooley Wilson no filme “Casablanca”.  
Duração: Aprox. 1 h e 31 min.

 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

O encontro de Rick e Ilsa.

A cena da “batalha dos hinos”.

Spilberg opina sobre Casablanca.


16 comentários sobre “PODCAST: Episódio #74 – Casablanca

  1. Ainda não ouvi, mas já queria deixar um comentário.
    Recentemente comprei um livro sobre “como escrever roteiros”, para iniciantes.
    O último capítulo apresenta a lista dos 101 melhores roteiros, pelo WGA.

    Sem precisar olhar, eu não tive dúvida quem seria o primeiro: Casablanca rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Assisti o filme e adorei, mas uma coisa que gostaria de perguntar é, esse filme realmente vale TUDO isso que dizem dele? Amei as interpretações de todos os personagens, Rick Blaine é um personagem marcante, definitivamente um dos melhores que já vi em minha vida, e Ilsa Lund, é uma personagem cativante e forte, a química entre os dois é perfeita, e que músicas senhores, que música, mas ainda fica a pergunta, na lista da AFI ele aparece como o segundo filme mais influente dos USA, ainda me questiono se ele tem todo esse peso.

    Curtido por 1 pessoa

    • Essa pergunta é comum quando se trata de Casablanca…. “Vale tudo isso?”. A resposta acaba sendo pessoal, mas no quesito influência, acho ele foi um filme bastante importante para a Warner e Hollywood e devido a todas as referências, citações e homenagens que o filme recebeu ao longo dos anos, acho que é certo dizer que venceu a prova do tempo. No fim das contas, fica difícil analisar o impacto de alguns filmes depois de tantos outros terem bebido em sua fonte e exaurido suas particularidades. Não sei se é o caso aqui.

      Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!