PODCAST: Episódio #99 – Deus e o Diabo na Terra do Sol

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Alexandre, Fred e Willian entram para o bando de Corisco e “não se entregam, não” mesmo depois de serem confrontados por Antônio das Mortes em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, o clássico nacional do controverso Gláuber Rocha e um dos marcos absolutos do Cinema Novo brasileiro.   Lançado em 1964, o longa fez carreira internacional e chamou a atenção no Festival de Cannes, trazendo os olhos do mundo para o movimento cinematográfico que estava se consolidando em nosso país na época. Cineastas como Fritz Lang e Martin Scorsese reconheceram no cinema de Gláuber a honestidade e qualidade de seu discurso imagético e revelaram ter sido influenciados por alguns de seus longas.  Com grandes atuações de Othon Bastos como o cangaceiro Corisco, Maurício do Valle como o matador Antônio das Mortes e Geraldo Del Rey como Manoel, o filme instiga nossa reflexão sobre as mazelas do nordeste brasileiro e o problema social brasileiro, que até hoje contribui para tornar o filme atualíssimo.

Trilha Sonora: Algumas trilhas de Villa-Lobos e músicas de Sergio Ricardo, utilizadas no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”.
Duração: Aprox. 1 h e 25 min.

VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

Trailer original do filme.

Martin Scorsese fala sobre o cinema de Gláuber.

Crítico e autor de um livro sobre o filme, José Carlos Avelar fala sobre o longa.


4 comentários sobre “PODCAST: Episódio #99 – Deus e o Diabo na Terra do Sol

  1. Podcast tá dando uma boa atenção ao cinema nacional e claro temos grandes tesouros do mesmo.Glauber Rocha era um cineasta ousado e muito inteligente e criativo,que soube como explorar bem os temas históricos relacionados ao Brasil.
    Da filmografia dele eu destaco Terra em transe.
    Quanto a esse filme vejo que foi uma das poucas atuações de Yona Magalhães,que era uma grande atriz eu só a conhecia em novelas mas ela se destacou bem no cinema aliás ela foi casada com Glauber.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!