PODCAST: Episódio #101- Ben-Hur

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Alexandre e Fred encontram o blogger Rafael Amaral (do Palavras de Cinema) nas galés de uma navio romano e juntos fogem para terra firme, onde acabam envolvidos numa corrida de quadrigas em um dos maiores vencedores do Oscar de todos os tempos, o excelente “Ben-Hur” (1959). O colossal clássico de William Wyler levou para casa 11 estatuetas e até hoje é um dos remakes de maior êxito na história do cinema, se tornando um filme fundamental para salvar o estúdio que o produziu, a Metro-Goldwyn-Mayer (MGM).  Um dos maiores épicos  produzidos por Hollywood, o longa tem uma das melhores cenas de ação da história do cinema e grande atuação de Charlton Heston, que na ocasião levou pra casa o Oscar de melhor ator daquele ano. 

Trilha Sonora: Trilha Composta por Miklos Rozsa para o filme “Ben-Hur”.
Duração: Aprox. 1 h e 23 min.

 

* A arte que usamos para divulgação deste episódio é de autoria de Fábio Astaire (http://www.astaire.com.br). 

VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

A primeira versão do filme, de 1907.

Trailer original do filme.

Trecho da famosa corrida de quadrigas.

A premiação de melhor filme para Ben-Hur.

Miklos Rozsa conduz a suíte de Ben-Hur.


10 comentários sobre “PODCAST: Episódio #101- Ben-Hur

  1. O ano começou com …E o vento levou e terminou com Ben-Hur.
    Assisti ao Ben-Hur de 1907,1925 e 1959.
    Sou mais a de 1925.
    Aliás a de 1925 trouxe grandes inovações na época como uso de várias câmeras e a corrida de quadrigas.A de 1959 salvou MGM da falência.Sam Zimbalist que produziu o filme morreu em 1958 durante as filmagens.
    Charlton Heston tinha aquele comportamento conservador e até hoje me pergunto como eles conseguiram lograr ele na famosa cena de dardos com Stephen Boyd que era homossexual e a cena remete a isso.
    Falando nisso Ramon Novarro era homossexual e ficou bem conhecido como o Ben-Hur na versão de 1925 e que tem esse filme de 1925 e a de 1959 no DVD em edição quádrupla,incluindo uma introdução antes na de 1959.
    Heston sem dúvida foi o ator ideal para ser Ben-Hur o que também vemos que ele é o cara certo que viveu grandes heróis do cinema épico outros dois exemplos são como Moisés em Dez Mandamentos de 1956 e El Cid e sem esquecer filmes de ficção de sucesso e até fez a voz do Ben-Hur na animação de 2003.
    Leslie Nielsen foi cogitado para ser o Messala.
    Esse ano foi espetacular chegamos a 100 episódios do Podcast Filmes Clássicos.
    Compravando ser um site e entendidos em cinema.
    4 anos trabalhando um monte.
    Desejo boas festas ao pessoal do Filmes Clássicos afinal férias é algo merecido depois de muito trabalho e Fevereiro estamos de volta.
    Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito importante e linda a famosa cena em que Jesus dá água para Ben-Hur beber e isso nos faz lembrar o quão importante é lembrarmos de nossa fragilidade e que sempre Deus tá por perto de nós.
    Mais uma vez desejo boas férias ao pessoal do Podcast Filmes Clássicos e dia 1o de Fevereiro estaremos de volta.

    Curtir

  3. Só discordo do comentário de que Ben-Hur é um personagem fictício que se encontra com figuras “históricas reais como Jesus”. Fora da Bíblia Jesus de Nazaré é uma figura tão enigmática quanto Robin Hood ou o Rei Arthur pois nenhum historiador de seu período faz qualquer referência a ele. Desde 65 DC historiadores romanos já registram atentados terroristas promovidos por uma nova seita de fanáticos religiosos adoradores de um deus vivo ressuscitado. (Caso alguém duvide da existência do cristianismo.)
    Porém a primeira referência explícita a Jesus só é feita no ano 93 DC pelo historiador Flávio Josefo (37 DC – 100 DC), em um trecho que é considerado pelos especialistas uma fraude posterior – pois a passagem que o cita está fora de contexto e escrita em um estilo literário que difere do restante do texto.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: PODCAST: Episódio #185 – Os Filmes de William Wyler – Parte Final | Podcast Filmes Clássicos

Deixe aqui sua opinião sobre isso!