PODCAST: Episódio #120 – Os Filmes de John Ford – Parte Final

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Fred, Alexandre e o crítico Rafael Amaral (Blog “Palavras de Cinema”) se reúnem mais uma vez para fechar mais uma filmografia no Podcast Filmes Clássicos. O mestre americano John Ford volta a ser tema de nosso cast e a parte final de sua carreira é passada a limpo, com destaques para “Depois do Vendaval” (The Quiet Man, 1952), filme que lhe deu seu quarto Oscar como diretor, “Audazes e Malditos” (Sergeant Rutledge, 1960), um filme com contexto racial bem à frente de seu tempo e “O Homem que Matou o Facínora” (The Man Who Shot Liberty Valance, 1962), tido por muito especialistas como o último grande filme de John Ford, estrelado por John Wayne e James Stewart.

Trilha Sonora: Trilhas Compostas para os filmes discutidos neste episódio.
Duração: Aprox. 2 h e 15 min.

VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

Gabriel Byrne fala sobre “Depois do Vendaval”.

Trailer de “Audazes e Malditos”.

Lee Marvin fala sobre John Ford e John Wayne.

 
 

 

4 comentários sobre “PODCAST: Episódio #120 – Os Filmes de John Ford – Parte Final

  1. Fechou com chave de ouro a filmografia sobre o mestre John Ford e não é para menos.Até hoje nenhum diretor chegou ao nível dele afinal são 4 Oscars de melhor direção,creio que o segundo depois dele é o Steven Spielberg com dois.
    De toda forma Ford era um excelente contador de histórias e chegou-se a uma fase que Ford mostrou um velho oeste mais decadente ou melhor progressista.É quando aquele lindo campo começa a virar uma cidade o que é demonstrado em O Homem que matou o facínora,que aliás pode ser chamada sua última grande obra.Depois do Vendaval fala sobre a Irlanda,país de origem de Ford no qual ele tinha muito orgulho de ser descendente,aliás não só ele o John Huston também tinha descendência de irlandeses.
    Último filme de Ford a levar o Oscar de diretor.Aliás ele foi mencionado num programa de Primórdios do Cinema.Ford realmente foi um dos melhores cineastas e para mim um professor de cinema.
    Mogambo é uma aventura simples com Clark Gable que reprise seu personagem do clássico de 1932 que se chama Terra de Paixões,nesse remake tem Ava Gardner e Grace Kelly.
    Mister Roberts realmente tem aquele jeito de Wilder,mas mesmo assim funciona bem.Esse filme foi o último que eu gravei em fita e eu vi na Band em 2004.Conquista do Oeste teve a direção de John Ford,Henry Hathaway e George Marshall.Agora sem sombra de dúvida que O Homem que matou o facínora,foi seu último grande clássico.John Wayne,James Stewart,Lee Marvin e Vera Miles como os principais.
    Quando a lenda for maior que o fato publica-se a lenda e pelo jeito o jornalismo leva isso a sério até hoje.
    Bem agora meu top 5 de John Ford:Homem que matou o facínora,Rastros de Ódio,Vinhas da Ira,Como era verde o meu vale e Caminho Áspero.
    Meus parabéns a essa matéria merecida sobre o John Ford.Meus parabéns ao Alexandre que fez aniversário bem perto dessa matéria e meus sentimentos em relação a mãe falecida do ouvinte.

    Curtir

Deixe aqui sua opinião sobre isso!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s