PODCAST: Episódio #41 – Cidadão Kane

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio de hoje, Fred e Alexandre recebem o primeiro convidado especial do PFC, o podcaster Marcelo Zagnoli (TigreCast) e juntos investigam os segredos do excepcional “Cidadão Kane” (Citizen Kane, 1941), filme do estreante Orson Welles, garoto prodígio que chega à Hollywood com apenas 24 anos, dirige seu primeiro longa-metragem e muda a história do cinema para sempre. A produção americana da RKO, que durante muito tempo se manteve no topo da lista de melhor filme já feito, finalmente chega ao Podcast Filmes Clássicos em episódio especial com mais de duas horas de duração. Entretanto, é nossa opinião que foi pouco tempo para um filme de tamanha estatura e importância, pois é um dos poucos que podemos dizer com certeza que influenciou tudo que veio a seguir. Embarque nesta viagem à Xanadu atrás da identidade do verdadeiro Charles Foster Kane! 

Trilha Sonora: Trilha sonora composta por Bernard Herrmann para o filme “Cidadão Kane“.
Duração: Aprox. 2h e 21 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

“Too Much Johnson”, filme de 1938 criado por Orson Welles e que seria exibido ao longo de uma peça teatral.

A história do por trás do famoso episódio de rádio de “A Guerra dos Mundos”.

Entrevista com Orson Welles em 1960, sobre como foi fazer “Kane”.

Análise sobre a direção de fotografia em “Cidadão Kane”.

O trailer original de “Cidadão Kane”, por si só inusitado e totalmente diferente do que se fazia à época.

Robert Wise e outros falam sobre como foi trabalhar no filme.


4 comentários sobre “PODCAST: Episódio #41 – Cidadão Kane

  1. Amo Cidadão Kane.Poderia rever sempre.Aliás acho esse um dos melhores filmes do mundo sim.Quanto a transmissão do Orson sobre o livro do H.G. Wells,foi uma idéia boa mas assustou todo o país,achando que era de verdade.Foi através do filme Eu e Orson Welles,que fiquei sabendo e vi que ele tinha um teatro próprio e era um jovem avançado,mas também era genioso ele.Quanto a Cidadão ele formou sua equipe no qual eram do rádio e do teatro.Enfim Welles era um faz-tudo e para quem não sabe era Orson,para fazer a voz do Darth Vader acredita nisso.
    Pelo menos de um robô dos Transformers ele fez a voz.Diria que não só Orson como também vários cineastas pegaram a idéia um do outro para inovações de câmera.O que importa é que cada um teve sua originalidade mesmo com inspiração de outros cineastas.
    Tem uma pá de filme sendo rodados ou em andamento que eram idéias de Welles.Cidadão tenho um carinho por esse trabalho e infelizmente parecer ser o único filme bom dele,não falo por mim mas numa forma geral.Afinal muitos projetos dele parecem nada comparado a Kane.Eu amo Marca da Maldade e Dama de Shangai.Ainda assim Welles é um gênio mesmo com cineastas que fizeram filmes com mais quantidade do que qualidade.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: PODCAST: Episódio #151 – Os Filmes de Orson Welles – Parte 1 | Podcast Filmes Clássicos

Deixe aqui sua opinião sobre isso!