PODCAST: Episódio #58 – Doze Homens e Uma Sentença

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Episódio 58, no qual Alexandre e Fred são expulsos da sala do juri de “Doze Homens e Uma Sentença” e mesmo assim se encontram para conversar sobre o magnífico Twelve Angry Men, filmaço de 1957 que marcou a estreia no cinema do diretor americano Sidney Lumet. Escrito originalmente para a TV, o filme ganhou vida depois que o astro Henry Fonda decidiu produzi-lo independentemente, convocando Lumet para dirigir e o autor da teleplay, Reginald Rose, para assinar o roteiro e co-produzir o longa.  Indicado a três Oscars (filme, direção e roteiro) e estudado por escolas de administração mundo afora, “12 Homens” é até hoje um dos grandes clássicos do cinema e não poderia deixar de ser julgado pelo tribunal do Podcast Filmes Clássicos. Quer saber nosso veredito final? Escute mais este episódio de nosso cast… 

Trilha Sonora: Trilha Sonora composta por Kenyon Hopkins para o filme “Doze Homens e Uma Sentença“.

 

Duração: Aprox. 1h e 25 min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

Rob Reiner comenta sobre um de seus filmes favoritos.

O diretor Sidney Lumet falando sobre seu clássico.

A “teleplay” original, que foi ao ar em 1954, dirigida por Franklin Schaffner.

Algumas grandes cenas de “Doze Homens e Uma Sentença”.

12 comentários sobre “PODCAST: Episódio #58 – Doze Homens e Uma Sentença

  1. O seriado de TV Monk tem um ótimo episódio que homenageia “12 Homens e uma Sentença” (12 Angry men, 1957): em “Mr. Monk Vai o Júri” (Monk 4×16 Mr. Monk Gets Jury Duty) – que foi ao ar em 17 de março de 2006 – o detetive obsessivo é chamado a fazer parte do júri no julgamento de um de roubo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Filme essencial. Comentários inteligentes que nunca subestimam o ouvinte. Parabéns. Aproveitando, sabem me informar qual seria o filme onde um pistoleiro, o melhor em matar, tenta fugir da sua fama, mas é constantemente confrontado? Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  3. Jeito de televisão mesmo.Mas ainda assim o filme foi feito para pensar e o julgamento acaba não só sendo sobre o rapaz como também a cada um de nós.Elenco e fotografia excelente.Esse filme que deu início ao Lumet,para ser um grande diretor outro destaque é Rede de Intrigas,que fala sobre a manipulação do telejornalismo.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Pingback: PODCAST: Episódio #169 – Sidney Lumet | Podcast Filmes Clássicos

Deixe aqui sua opinião sobre isso!