PODCAST: Episódio #78 – E o Vento Levou

Clique com o botão direito e salve este episódio.

No episódio 78, Alexandre, Fred e Sergio Gonçalves juram nunca mais passar fome em outro Réveillon, nem que para isso precisem roubar comida de uma festa vizinha. Enquanto bebem uma cidra, eles discutem um dos maiores clássicos do cinema americano, o mais que famoso “E o Vento Levou” (Gone With The Wind, 1939) . Com produção de David O. Selznick e direção de Victor Fleming, George Cukor e Sam Wood, o longa sobreviveu à prova do tempo e até hoje é daqueles filmes que mesmo os “não-cinéfilos” já ouviram falar dele. Vivien Leigh, Clark Gable, Leslie Howard e Olivia de Havilland formam o quarteto principal que vive os personagens criados pela autora Margaret Mitchell, escritora de um dos maiores best-sellers americanos de todos os tempos. Vencedor de 8 estatuetas do Oscar e dois prêmios honorários, “E o Vento Levou” foi por muito tempo o maior vencedor de prêmios da Academia e até hoje se sustenta como a maior bilheteria do cinema, quando se corrigem os valores pela inflação. 

Trilha Sonora: Trilha composta por Max Steiner para o filme “E o Vento Levou”. 
Duração: Aprox. 1 h e 50 min.

 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

A coleção de testes de câmera para “E o Vento Levou”.

A famosa cena da promessa de Scarlett, em sete idiomas diferentes.

A cerimônia do Oscar com os filmes de 1939.


11 comentários sobre “PODCAST: Episódio #78 – E o Vento Levou

  1. Muito bom aprender um pouco mais sobre esta impressionante obra! Como vocês falaram, o som e imagem deste e de outros clássicos que foram restaurados em BD, realmente estão maravilhosas! …E O Vento Levou, Lawrence da Arábia e Ben Hur são três filmes que assisto pelo menos uma vez ao ano! rs

    Curtido por 1 pessoa

  2. O tema de Tara é usado quando Dona Florinda e Professor Jirafális se encontram.Usei esse tema no meu curta Cinema na visão dos Cinéfilos.Li o livro da Margareth Mitchell e tive que renovar por quê o livro contém 801 páginas.Pensa num desafio pra ler esse livro tamanho tijolo.No livro Scarlett chega a ter filhos antes de casar com Rhett.algo que ficou de fora do filme.E como foi dito o conteúdo era bem mais pesado do que no filme em destaque o racismo e Ku Klux Klan.29 atrizes foram testadas para serem a Scarlett,mas caiu como uma luva para Vivien.Filme de quase 4 horas e se for pra ver de novo não acredito que cansaria de ver de novo.VI em fita aquele que vinha em duas fitas por causa da longa duração,vi no dvd e no Now da Net.Filmes como esse Casablanca e muitos outros não se mexe muito menos a idéia absurda de refilmar.Chaplin ninguém se atreve a refilmar.Primeiro filme colorido a ganhar o Oscar na categoria principal e como foi falado 1939 foi a época das super produções:Esse citado,A Mulher faz o homem,Ninotchka,Morro dos ventos uivantes,Regra do Jogo,No tempo das diligências,Crisântemos tardios,Mágico de Oz,Adeus Mr. Chips,Duas Vidas,Estalagem Maldita e muitos outros.Podemos chamar uma obra dessa de épico e com muito merecimento.Esse filme eu sei que era exibido todo dia em algum cinema dos Estados Unidos.Uma pena que clássicos maravilhosos não serem relançados nos cinemas.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pow….adorei o podcast de vocês…….espetáculo falar sobre os grandes clássicos…
    E o vento levou é um dos 3 maiores filmes para mim….
    Gosto muito de Vivien Leih também…coitada….apaixonada por um ator que era gay (Leslie Howard); casou-se com um bissexual (Laurence Olivier)…..tinha que morrer depressiva…
    Já Clark Gable nunca foi um dos meus preferidos…
    A questão racial do filme hoje em dia é muito discutida, mas ficou na obscuridade durante uns 50 anos… e é plenamente compreensível…a autora era sulista…
    Enfim…um filme imperdível e que revejo de tempos em tempos…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!