Clique com o botão direito e salve este episódio.
Tem terror e ficção científica no seu feed de áudio! Alexandre e Fred se juntam a Hugo Harris e Juliana Varella (ambos do “Podcast Cinefilia & Companhia”) para conversar sobre o segundo filme de Ridley Scott, “Alien – O 8º Passageiro” (Alien, 1979). Sucesso absoluto de público quando lançado e depois quando chega à TV, a produção marcou a geração que se apaixonou pelo cinema na década de 80 e veio na esteira de outros grandes filmes da ficção científica como “Guerra nas Estrelas”, lançado dois anos antes. O longa sedimentou a carreira de Ridley Scott e lançou a de Sigourney Weaver, que ficaria marcada como Ripley e protagonizaria ainda mais três filmes da franquia.
Trilha Sonora: Trilha sonora composta por Jerry Goldsmith para o filme.
Duração: Aprox. 1 h e 36 min.
VÍDEO QUE COMPLEMENTA ESTE EPISÓDIO
Falaram falaram. E a represantividade
da mulher.
CurtirCurtir
Ouviu tudo?
CurtirCurtir
Só colocando uma pimentinha na questão do título… Além do erro de não incluir o gato no grupo, tem o fato dos personagens serem ‘tripulantes’ e não ‘passageiros’ kkkkk
Quanto à falta de empatia dos soldados em Aliens – O Resgate, a meu ver é proposital. Cameron está fazendo uma crítica ali à estupidez da cultura bélica norte-americana. Os caras chegam lá cheio de marra, paramentados com um monte de tecnologia, armados até os dentes, e no final… NÃO ADIANTA DE NADA, vão tudo pro saco igual… É para a gente ver o quanto eles são imbecis e desprezá-los, e não torcer por eles.. então nesse sentido acho que funciona sim.
Quanto ao resto do universo Alien, parece que vai sair uma série de TV agora em substituição ao filme que o Scott gostaria de realizar, mas não sei a quantas anda a produção.
No mais, por mais fracos que sejam as continuações de Alien, nenhum deles chega aos pés das atrocidades fílmicas que são os dois crossovers ‘Alien vs. Predador’ que são basicamente ‘videogames filmados sem historia’. O segundo é tão tranqueira que nem mesmo o diretor Paul W. S. Anderson (de pérolas como a franquia Resident Evil) aceitou retornar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Thiago
Concordo totalmente com sua defesa ao Aliens O Resgate, tanto que no ano seguinte a 20th Century Fox lançou o primo O Predador que seguia essa mesma crítica do americano fodão que sempre quer passar o rolo compressor a tudo e a todos.
Sobre o universo da franquia, eu fico muito desapontado que foi cancelado o Alien de Neill Blomkamp (Distrito 9 e Elysium) na qual daria continuidade aos eventos dos filmes de Ridley Scott e James Cameron, e ignoraria tudo o que veio depois.
Tem uma outra série recente que seguiu essa mesma trajetória de Alien que é Um Lugar Silencioso do John Krasinski. Ambas franquias o primeiro filme são suspenses/terror de criaturas desconhecidas, no segundo filme como o público já conhece a criatura então o negócio é partir para ação.
CurtirCurtir
Ok… Entendido a crítica a este tipo de americanismo, ainda fica a pergunta: precisa ser feito com personagens tão rasos? Muitos deles são “só” marrentos, outros “só” perversos e por aí vai…
Mas, tranquilo, tem muita gente que adora o segundo, acha até melhor que o primeiro, calhou de sem saber, juntarmos 4 pessoas que não são muito fãs do segundo. Não acho ruim, apenas normal, não me acrescentou muito.
CurtirCurtir
Em tempo, aproveitando essa linha de terror mais ‘gore’ fica a minha humilde sugestão de fazerem episódios sobre “A Noite dos Mortos-Vivos” e o universo dos mortos do Romero, e também sobre a filmografia do Cronenberg (que está chegando com novo filme agora em Cannes). “A Mosca”, “Scanners” e “Videodrome” dariam uma boa trinca, não?
CurtirCurtido por 1 pessoa
Mais um clássico que PFC pagou a dívida.
Eu só discordo que Thelma & Louise é visto como um dos grandes filmes da carreira do Ridley Scott. Thelma & Louise é apenas bom que tá no mesmo nível de Gladiador, O Gangster, Perdido em Marte e O Último Duelo.
O último grande filme do Ridley Scott que está junto com Os Duelistas, Alien e Blade Runner é o subestimado Falcão Negro em Perigo (2001).
Abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aproveitando com o lançamento de Top Gun Maverick nos cinemas eu queria que vocês falassem um pouco sobre o saudoso irmão do Ridley, o Tony Scott. Quais filmes dele que vocês mais gostam? Os meus favoritos são: Fome de Viver, Um Tira da Pesada 2, Amor à Queima-Roupa, Maré Vermelha, Inimigo do Estado e Déjà Vu.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Não vi tanta coisa assim do Tony Scott pra responder à sua pergunta… Rsrs
CurtirCurtir
Recentemente eu revi o Top Gun Ases Indomáveis em preparação Maverick e notei uma referencia bem divertida com Alien. Tem uma cena entre os personagens do Tom Skerritt e Tom Cruise conversando na casa do capitão à tarde, na jaqueta do Maverick tem um estampa da bandeira da cidade de Dallas. Se isso não foi coincidência, ainda assim é uma ótima piscadinha de olho entre os irmãos Scott.
CurtirCurtir
Eu tenho uma recomendação franquia além dos filmes é o jogo de video game Alien: Isolation. Pega o mesmo clima de suspense do filme e ainda tem participação das vozes de quase todo elenco de Alien O Oitavo Passageiro.
PS: John Hurt é o único ator que morreu duas vezes por alienígenas que estouraram seu peito (Alien e a paródia S.O.S – Tem um Louco Solto no Espaço).
CurtirCurtido por 1 pessoa