PODCAST: Episódio #38 – Contos da Lua Vaga

Clique com o botão direito e salve este episódio.

Alexandre e Fred surgem como fantasmas no Episódio 38 para conversar sobre o excelente “Contos da Lua Vaga” (Ugetsu Monogatari, 1953), filme japonês dirigido por Kenji Mizoguchi e que foi – ao lado de Rashômon, de Akira Kurosawa – um dos responsáveis por tornar o cinema nipônico popular no ocidente na década de 50. Cultuado por cineastas de todo o mundo e principalmente pelos franceses da Nouvelle Vague, este clássico oriental, produzido durante a chamada “era de ouro” do cinema japonês, mereceu o Leão de Prata que conquistou no Festival de Veneza e agora faz por merecer também um episódio no Podcast Filmes Clássicos inteiramente dedicado a ele e a um dos maiores diretores do Japão, o Sr. Mizoguchi, autor de outra obras memoráveis como “Oharu – Vida de uma Cortesã” e “O Intendente Sanshô“.

Trilha Sonora: Músicas compostas por Fumio Hayasaka para os filmes “Contos da Lua Vaga” e “O Intendente Sanshô”
Duração: Aprox. 1h e 13min.

Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.


 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO

A famosa cena de travessia do Lago Biwa.

Genjuro na Mansão Kutsuki.

O Trailer do filme exibido nos cinemas da época.


13 comentários sobre “PODCAST: Episódio #38 – Contos da Lua Vaga

  1. Bom… mais um filme para colocar no topo da minha lista de “preciso assistir para ontem”. Estou “alugando”,depois ouço o podcast e faço um comentário de verdade.

    Sinto-me um “cinéfilo estagiário” correndo atrás de tanto filme…

    Abraços.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ja vi recentemente o Intendente Sansho e achei um filme excelente, pretendo ver boa parte da filmografia do Mizoguchi, como Crisantemos Tardios, Musicas de Gion e Os contos da lua vaga. Vou assisti-los e depois volto para escutar o podcast.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Retornando para comentar… Assisti ao filme e ouvi o podcast.

    Interessante como a presença do som da harpa sempre acontecia num momento de “loucura” ou de imaginação do protagonista. Revi a cena do barco e não percebi o som da harpa; o que me leva a acreditar que aquilo realmente aconteceu (aquele barco com o rapaz machucado não era uma ilusão). Sem contar que as mulheres também o viram.

    Ótimo programa.

    Até o próximo.

    Curtido por 1 pessoa

    • Legal! Bem notado esse lance da harpa tocando em determinados momentos. Eu chego a comentar o uso da harpa pelo Fumio Hayaska e como não era um instrumento comum na música japonesa. Pelo visto gostou do filme? abs!

      Curtir

  4. Clássico do Mizoguchi.Os homens deixam suas mulheres em prol de uma vida melhor no qual eles buscam para proporcionar uma vida mulher para suas respectivas famílias.Enfrentam vários problemas no caminho.

    Curtir

  5. Excelente episódio ! Já tinha visto o filme há um tempo, e ele tinha me impressionado. Acessei a galeria do episódio para relembrar do filme antes de ouvir podcast, para relembrar de alguns detalhes do filme, e foi muito providencial, pois pude aproveitar melhor os comentários.
    Continuem com esta iniciativa, que é diferenciada entre os podcasts nacionais sobre cinema. Pouca gente dá a devida atenção aos clássicos, e é muito bacana esta dedicação de vocês. Parabéns !

    Curtido por 2 pessoas

  6. Pingback: PODCAST: Episódio #111 – Os Filmes de Kenji Mizoguchi – Parte Final | Podcast Filmes Clássicos

  7. Vi o filme recentemente e fiquei de queixo caído. Muito bom ver um filme e chegar e já ter um podcast.
    A parte que o personagem chega na casa da Lady me lembrou muito o início de A viagem de Chihiro.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe aqui sua opinião sobre isso!