Clique com o botão direito e salve este episódio.
No episódio 73, Fred e Alexandre convidam o músico Willian de Andrade para iniciar uma jornada de quatro episódios sobre a carreira e vida de um dos diretores mais respeitados da sétima arte, o sueco Ingmar Bergman. O cineasta possui extensa carreira, tendo dirigido cerca de 70 filmes entre o cinema e a televisão sueca. Ele também fez sucesso encenando mais de 170 peças de teatro e escrevendo cerca de 100 livros. O Podcast Filmes Clássicos começa essa série de homenagens tratando neste episódio das doze primeiras produções de Bergman, entre elas a sua estreia com “Crise” (Kris, 1946), aquele que é considerado o primeiro filme com sua marca autoral, “Juventude” (Sommarlek, 1951) e o longa mais aclamado deste período e que o tornou conhecido internacionalmente, intitulado “Mônica e o Desejo” (Sommaren med Monika, 1953).
Trilha Sonora: Trilhas compostas por Erik Nordgren para “Mônica e o Desejo” e “Juventude” .
Duração: Aprox. 2 h e 01 min.
Acesse esta galeria para ver algumas imagens que ilustram coisas comentadas neste episódio. Clique nas fotos da galeria para ver as descrições.
VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM ESTE EPISÓDIO
Uma cena do primeiro filme de Bergman, “Crise”.
“Juventude”. Video promocional.
“Monica e o Desejo”: um pouco do trabalho de Gunnar Fischer.
Woody Allen comenta sobre Bergman.
Parabens galera pelo assunto abordado,também sou fã de Bergman.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado João!
CurtirCurtir
Bergman gênio incomparável.Sua primeira fase é bem interessante.Juventude é o típico retrato no qual Bergman fala sobre a vida na adolescência e retornada com Monika e o desejo.Bergman passou por grandes dificuldades em especial por ter uma pai religioso muito rígido.
Bergman é o típico cineasta autobiográfico.Crise eu gostei achei bem interessante.Aliás eu acho que Bergman é único com seu estilo de fazer cinema e saber expressar sentimentos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cai no site por acaso, e já adoro o podcast de vocês. Bergman é meu diretor favorito, logo, já sabem, eu amei o episódio. Vi também que a filmografia do Bergman foi abordada em mais dois episódios. Não vejo a hora de ouvi-los.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Olá José Luiz! Fique à vontade e escute nossos episódios, imagino que vá gostar bastante dos outros. Fizemos 3 episódios da filmografia de Bergman, mas temos outros áudios no mesmo estilo sobre vários diretores, como Kubrick, Hitchcock, Visconti, Kobayashi, Kurosawa… Só procurar. Um abraço.
CurtirCurtir
Obrigado, José Luiz.
Não sei se você já descobriu esse caminho, mas há uma forma, no menu desta página, de você ter acesso mais facilmente a todos os episódios de podcast (e também eventuais resenhas escritas) de um determinado diretor. Basta ir em “Áudios” >> “Filmografias”, e procurar pelo diretor.
No caso do Bergman, aí está o resultado: https://filmesclassicos.com.br/tag/ingmar-bergman/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Aliás, além dos 4 episódios da série sobre o Bergman, há mais um, específico sobre Morangos Silvestres. E também uma resenha sobre Persona.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem lembrado.
CurtirCurtir
Na verdade foram 4 episódios do Bergman, José Luiz.
CurtirCurtir
A partir do Palavras de Cinema fiquei sabendo do Podcast Filmes Clássicos e comecei a ouvir. Parabéns a vocês. Não estou ouvindo na ordem cronológica, comecei por Mizoguchi, depois Solaris do Tarkovski e agora acompanhando Bergman, pois estou revendo a obra do diretor sueco. As informações e análises que aqui são apresentadas interessam pela riqueza, fornecendo material fundamental para olhares diferentes para filmes já assistidos ou dicas importantes para aqueles ainda não assistidos. Um abraço.
CurtirCurtir
Obrigado Adriano, bom saber como chegou no canal. Espero que continue curtindo o que escuta. Abraços
CurtirCurtir