Neste filme noir dirigido por John Sturges, acompanhamos a investigação de um assassinato de uma dançarina de boate (Jan Sterling), em Boston. Todas as pistas levam a um inocente, um homem que foi visto por várias pessoas saindo com ela da boate na noite do crime. O tenente Peter Morales (Ricardo Montalban), encarregado do caso, está quase certo de haver encerrado o caso, quando diversos novos detalhes vão sendo descobertos pelo departamento de medicina legal de Harvard, na pessoa do Dr. McAdoo (Bruce Bennett).
O filme segue aquilo que podemos chamar de “princípio básico do suspense hitchcockiano”, ou seja, o público sabe desde o início quem é o assassino. O suspense é criado justamente pela grande possibilidade de um inocente ser condenado à morte.
O que poderia ser apenas mais um film noir acaba ganhando uma certa qualidade por dois motivos essenciais: uma boa história e boas atuações, especialmente dos atores Ricardo Montalban e de Elsa Lanchester (a mesma que fez o papel título em “A Noiva de Frankenstein”), no papel de uma chantagista.
O filme foi indicado ao Oscar de roteiro, perdendo para outro film noir intitulado “Pânico nas Ruas” e dirigido por Elia Kazan.
por Alexandre Cataldo