Em meio à crise da COVID-19, Alexandre e Fred fazem uma viagem fílmica à Itália, onde junto com o crítico Rafael Amaral (blog “Palavras de Cinema”) debatem a chamada trilogia da guerra, do cineasta Roberto Rossellini. O foco deste episódio fica nos clássicos “Roma, Cidade Aberta” (Roma, Città Aperta, 1945), tido como o filme seminal do “Neo Realismo” no cinema, “Paisà” (1946) longa episódico que Rossellini fez logo em seguida e “Alemanha Ano Zero” (Germania anno zero, 1948), talvez uma de suas produções mais sombrias. Completamos com outros filmes importantes do diretor e passamos por suas principais colaborações com a atriz Ingrid Bergman.
Trilha Sonora: Trilhas Compostas para os filmes discutidos neste episódio.
Um comentário sobre “PODCAST: Episódio #130 – Roberto Rossellini”
Trilogia da guerra vi apenas Roma cidade aberta e Alemanha ano zero.
Vi Viagem à Itália.
Rosselini é considerado o pai do Neo-Realismo embora o Visconti tenha iniciado antes de Roma cidade aberta.
Mesmo com o escândalo na relação com Ingrid Bergman rendeu filmes interessantes e entre essas a filha Isabella que virou atriz.
Creio que Rosselini e De Sicca foram os que mais tempo fizeram filmes do Neo-Realismo.
Trilogia da guerra vi apenas Roma cidade aberta e Alemanha ano zero.
Vi Viagem à Itália.
Rosselini é considerado o pai do Neo-Realismo embora o Visconti tenha iniciado antes de Roma cidade aberta.
Mesmo com o escândalo na relação com Ingrid Bergman rendeu filmes interessantes e entre essas a filha Isabella que virou atriz.
Creio que Rosselini e De Sicca foram os que mais tempo fizeram filmes do Neo-Realismo.
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